segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Redução dos Pequenos Lábios Vaginais (Ninfoplastia)

A cirurgia para a redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia, é indicada para as pacientes que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, ou seja, aumento do tamanho destes. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, é muito comum pacientes que apresentam os pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho, levando a um constrangimento com seus parceiros sexuais.

A cirurgia visa à redução dos pequenos lábios, tornando-os de tamanho normal, porém sem reduzi-los de forma exagerada. Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de também ajudar na lubrificação local. A redução exagerada desta estrutura poderá acarretar ressecamento, principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal fica menos eficaz.

Indicação:
Aumento dos pequenos lábios vaginais, acarretando desconforto ou constrangimento pela genitália feminina.

Tipo de anestesia:
A ninfoplastia é realizada com anestesia local e sedação. A cirurgia demora cerca de 40 minutos.

Tempo de internação:
A alta é no mesmo dia, depois de 6 horas do término da cirurgia.

Pós-operatório:
O pós-operatório da redução dos pequenos lábios vaginais não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A volta ao trabalho poderá ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 21 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis.

A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação desta estrutura.

Resultado Definitivo:
Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de 2 meses da ninfoplastia.

Dra. Elodia Avila

20 comentários:

samara disse...

Doutora quero fazer essa cirurgia, no caso da diminuição o medico que for efetua-la sabera o tamanho exato da redução? pois ainda tenho muito medo de faze-la, estou pesquisando muito com relação a isso para me sentir mas segura.

Dra. Elodia Ávila disse...

Oi Samara, nessa cirurgia é retirado todo o excesso preservando a anatomia da região, ou seja você continuará com os pequenos lábios em um tamanho proporcional à região. O resultado deixará um aspecto tão natural que não te deixará constrangida ou insegura.

Malu disse...

realmente esse é um assunto que constrange muitas mulheres que são afetadas por esse problema. Eu por exemplo, sofro com isso e ainda não tive oportunidade de fazer uma cirurgia... tenho 19 anos, virgem e, foi durante a passagem pra minha puderdade aos 13 anos que começou a aumentar, inicialmente fiquei bem assustada pois não tinha conhecimento do assunto, mas depois passei a pesquisar e fiquei mais "aliviada"... Dra. eu gostaria de saber qual o custo desse tipo de cirugia?

Camile disse...

Boa Noite Doutora, eu fiz essa cirurgia a uma semana, um dos lábios vaginal ainda esta muito inchado. É normal ? Estou meio insegura.

Dra. Elodia Ávila disse...

Boa Tarde Camile, fique tranquila, depois da cirurgia ainda fica um pouco inchado.Para que possa ficar ainda mais tranquila, marque uma consulta com o médico que realizou o procedimento, assim ele vai poder olhar a esclarecer.Beijos!

Nanda disse...

Boa tarde doutora tenho muita vontade de fazer essa cirurgia, vc a faz?
gostaria de saber mais sobre isso.

Dra. Elodia Ávila disse...

Sim, faço esse tipo de cirurgia, e o resultado muito bom.Agende uma consulta aqui comigo para tirar suas dúvidas quanto à cirurgia.Beijos!

Dra. Elodia Ávila disse...

Obrigada pelo carinho de vocês.
Sobre valores,por não se tratar de mercadoria em que se estipula um preço e sim de um procedimento cirúrgico em que vários fatores devem ser analisados. Por motivos éticos,não é possível estipular um valor sem passar em consulta para avaliação.No exame físico é verificado qual o procedimeto mais indicado para cada caso.O que podemos adiantar é que os preços cobrados são razoáveis e oferecemos condições de parcelamento personalizadas a cada caso.
Para isto, agende conosco uma consulta através do endereço elodiaavila@gmail.com.
Obrigada pela atenção!Até breve pessoal!

Nanda disse...

gostaria de saber onde é seu consutorio, o numero do tel pra estar marcando a consulta.

Dra. Elodia Ávila disse...

Bom dia Nanda, estamos localizados na Av Republica do Líbano, 2123 - Ibirapuera (próximo à Igreja de Moema).Pode ligar e marcar no telefone: 5052-1087 ou 7784-0811.Beijos!Aguardamos seu contato!

Andressa disse...

Olá doutora, tenho 20 anos e no próximo mês completarei 21, sou virgem e tenho esse problema, sofro muito com isso pois namoro e tenho vontade de um dia me casar, mas confesso que não tenho coragem de me casar desse jeito, além de incomodar isso também acaba com meu auto estima, até o ano passado não sabia dessa cirurgia, mas quando comecei a pesquisar me tranquilizei, pois vi que havia uma solução, moro no inteiro de SP, perto de Ribeirão Preto, gostaria de saber se a Sra. tem consultório em Ribeirão ou atende em algum hospital nessa cidade que fica mais próxima da minha? um abraço.

Anônimo disse...

Olá doutora com qts anos pode se fazer essa cirurgia ?
tenho 13 anos , e tenho VERGONHA disso grande e um pequeno em mim!
quanto custa?

Dra. Elodia Avila disse...

Bom dia Anônimo, se tiver autorização dos pais pode ser com qualquer idade, mas o ideal seria fazer esta operação quando já fosse maior de idade para que tenha a certeza do que quer.SObre valores, apenas em consulta os valores são passados, assim como demais dúvidas que tiver.Agende uma consulta conosco, junto com os seus pais.Um grande beijo!

Dra. Elodia Avila disse...

Bom dia Andressa, agradecemos o seu contato.
Programe-se para vir até São Paulo e passar em consulta comigo, será um prazer recebê-la.Atendo também na região de Jundiaí, mas não sei se seria melhor pra você.Este tipo de cirurgia costuma aumentar muito a auto-estima, vale à pena!Caso tenha mais dúvidas entre em contato através do telefone 11 5052-1087 e fale com a Dra Daphne - Fisioterapeuta.Um grande beijo!

Anônimo disse...

Olá! Eu gostaria de saber se um clínico geral ou uma ginecologista pode fazer essa cirurgia? ou então qual o tipo de médico? pois, infelizmente nao moro em São Paulo, por isso nao daria para fazer ai! Eu tenho receio de fazer essa cirurgia, será que se eu nao fazer a cirurgia vai me atrapalhar muito na relação sexual?? Bjs aguardo a resposta...

Dra. Elodia Avila disse...

Bom dia "Anônimo", obrigada pela postagem.Seria necessário passar em consulta com um Cirurgião Plástico e com um Ginecologista para que possam avaliar o seu caso.O Clínico geral é especializado na cura e tratamento de sinais e sintomas em geral.Espero ter ajudado!Tenha uma ótima semana!

Anônimo disse...

Doutora, gostaria de saber se existe a necessidade de acompanhante para a cirurgia e após quanto tempo vou poder dirigir, pois quero muito realizar a cirurgia, mas não gostaria que ninguém, incluindo minha família soubesse.

Dra. Elodia Avila disse...

Bom dia Anonimo, agradeço por sua postagem.
Quanto à sua pergunta sobre um acompanhante para a realização da cirurgia não é necessário.A cirurgia é com anestesia local e no mesmo dia você recebe alta hospitalar.Quanto à dirigir, você pode ficar um pouco dolorida, mas não há restrições quanto à isso.Irá depender de você, se se sente confortável para isso ou não.Já conteceu casos de pacientes que voltaram para casa dirirgindo sem nenhum problema.O ideal seria pegar um taxi, para poder ir mais tranquila.Espero ter ajudado!Caso queira marcar sua consulta ligue nos telefones: 11 5052-1087 ou 7784-0811 para agendar.Obrigada!

Helena disse...

Dra. Fiz a 45 dias a Ninfoplastia, agora tenho dificuldades e dores na relação sexual. Isso é passageiro? Ou preciso me submeter a novo procedimento?

Dra. Elodia Avila disse...

Boa Tarde Helena, agradeço pelo contato.Bom, no seu caso, não há como ter parâmetros sem realizar alguns exames.Relate também para seu(sua) Ginecologista o ocorrido.Ainda é cedo para pensar em outro procedimento.Marque uma consulta em meu consultório.Obrigada e tenha uma ótima semana.